O musico evolui?

Analizando o sentido da palavra “evolução” no Dicionário Aurélio, obtive algumas definições interessantes: Deslocamento progressivo.

Processo de transformação em que certas características ou elementos simples ou indistintos se tornam aos poucos mais complexos ou mais pronunciados; desenvolvimento.

Quando pensamos nesta palavra, lembramos também da Teoria da Evolução Humana, que se resume em crer que nós, seres humanos, somos descendentes do macaco. Os cientistas que disseram isto não estavam evoluindo, mas sim regredindo. A evolução, ou progresso, como quiser, é mais visível na área tecnológica. Quando já existe atualmente uma câmera do tamanho de uma cabeça de uma agulha, e também o Facebook. Pra alguns é uma super evolução. E na área científica, se precisar eles tiram o teu coração com defeito e põem um novinho no lugar. Incrível não?

E o músico evolui? Se pensarmos em figuras como Nathan East ou Greg Phillinganes, Tom Jobim ou Eliane Elias, é claro que a resposta é sim.

Quando alguém com talento se interessa em aprender um instrumento musical, é natural que ele se dedique horas na frente de seu instrumento querendo aprender mais. Mas gastar horas estudando não faz de ninguém ser um bom músico. Ouvi alguém resmungando? A verdade é que estudar é só um dos aspectos do desenvolvimento de um músico. Um bom músico não apenas toca bem, mas é também uma pessoa que possui bom gosto, concepção apurada de diversos estilos musicais e acima de tudo, é um cabra muito bom de onda. Ninguém quer estar ao lado de um cara só porque ele toca bem, a pessoa precisa ser agradável..., ter bom caráter. É preciso estar aberto para aceitar sugestões e críticas. Você conhece músicos que tocam muito bem, mas são insuportáveis? Levante o dedinho e diga: Eu eu eu eu tio...rs...Músicos indisciplinados. Quando a música para ele continua perturbando com seu instrumento, ou melhor, com sua ferramenta de tortura. Não dá vontade de bater? Rs. Ok...mas também ninguém quer tocar com um cara super bacana mas que não toca nada....não é verdade? O cara as vezes é tão legal, mas tão legal, que ficamos sem jeito pra dizer pra ele que não tem condições técnicas pra continuar tocando naquele grupo. Que situação!

Vamos falar um pouquinho de feeling e técnica. No vídeo aula intitulado “The business of bass” do baixista Nathan East http://www.nathaneast.com/, um dos mais respeitado do mundo, Lionel Richie dá uma aula de como um músico deve se comportar, o que ele deve saber, o que ele deve tocar e o mais importante, o que ele não deve tocar. Entre um músico que lê tudo de prima mas não tem feeling e um músico que não lê nada mas tem feeling e sabe respeitar os outros e entender o que a música pede, ele prefere o segundo. Em suma, eles dizem que a maior diferença entre músicos classe A e classe B, é a experiência. Fica aí a dica pra vc pesquisar. Mas tem um detalhe, o vídeo não tem legenda...se vc não saka de ingrêx............lamento.

Deixa eu te dizer mais uma coisa, depois que você atinge um certo nível técnico...técnica é o que menos importa...é onde entra o maior ensinamento de Jesus: Aprender a servir. Servir os colegas do grupo com o teu instrumento, servir a música com a tua humildade e experiência (Mateus 20:28a). Uma vez um amigo me fez um elogio e disse que eu só podia estar estudando muito porque eu estava tocando muito melhor do que da última vez que ele me viu tocar. Eu respondi dizendo que nem sempre a evolução vem dos dedos, mas da mente e que estava ouvindo mais, e com a mente mais aberta para aprender sem preconceito. Aí está o segredo da evolução.

Mas voltando à pergunta. O músico evolui? Quando você vai a eventos como os shows no Espaço 495 em São João de Meriti. Um excelente espaço onde você pode aprender mais, e de graça, assistindo músicos incríveis tocando...vc descobre que nem todos os músicos estão evoluindo, mas sim estacionados ou até mesmo regredindo. No último show por exemplo, 99% da platéia era formada por músicos...mas assisti cenas incrivelmente patéticas onde músicos que se dizem profissionais gritavam no momento em que o artista executava o seu solo. Eles faziam piadinhas infantis em momentos totalmente impróprios... se é que existiu um momento apropriado pra fazer tal coisa. Devo eu voltar a acreditar na teoria da "Regressão Humana?" Deixa pra lá. Darwin que me desculpe.

Só quis deixar claro que para ser um bom músico, vc precisa de muito mais do que um bom instrumento, muito mais do que ser feio...kkk...eu sou bonito...muito mais do que ser barrigudo....tá bom, chega de brincadeira. Você precisa de um conjunto de coisas que não se aprendem do dia pra noite...cole com pessoas agradáveis e que toquem bem...tem muita gente boa por aí...adote um desses caras como o teu mentor...tire dúvidas, peça oração (xiiiiiiiii) será que dá pra ser bom músico e crente fiel? Kkkk Dá sim galera...com certeza.

Deus abençoe a todos e aguardo o comentário de vocês...se gostarem do texto, cliquem em curtir e compartilhem.



2 comentários:

  1. sempre nos alimentando com seus textos. parabéns! que Deus sempre ilumine sua mente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Robinho pelo suporte. Deus te abençoe sempre brother. Paz

      Excluir