Músico Bom é o Músico que Toca Jazz


Vou comentar um assunto que já está entalado a muito tempo. Vou lançar no ventilador.

A volta sem nexo que um músico precisa dar pra entrar no mercado de trabalho é um absurdo. Já vou explicar. Um cara estuda "16" horas por dia - ouve praticamente jazz o dia todo...é disso que ele gosta, mas no fim das contas vai tocar sertanjo pra ganhar a vida. Vai tocar pagode pra granhar a vida. Vai tocar forró e quando não, axé. Véi, fico louko com isso. O cara não consegue ganhar R$ 20,00 tocando o que ele mais estudou na vida - JAZZ. E pra não morrer de desgosto, vai fazer os famosos workshops pelas igrejas da vida.

Só que isso desencadeia um problema maior ainda. Quem não toca Jazz está fora das gigs de forró, de pagode, de axé, do reggae, e do rock. Que são as gigs que geram recursos pros caras pagar as contas. Sabe por quê? Porque os próprios músicos montaram esse padrão ridículo - Tem que seguir o ciclo - JAZZ E DEPOIS ROCK OU FORRÓ ETC - formaram uma panela com tampa de aço chumbada por fora Jo. Hoje, o estilo que predomina na igreja é o Rock - nada contra - gosto muito. Só que um músico que tem uma formação totalmente voltada para o Rock não é aceito pelos músicos de Jazz - sofrem um tipo de preconceito incabível. O cara estudou Rock a vida toda, ele poderia gravar bem sua bateria, sua guitarra ou whatever. Mas não, se ele não toca Jazz...ele é olhado de rabo de olho e de cima pra baixo. MÚSICO BOM É O MÚSICO QUE TOCA JAZZ. É O ESTILO SUPREMO.

Sabe o que é pior? Os músicos de Jazz não gostam, em muitos casos, de rock mas vão gravar rock - aí, resulta no que ouvimos todos os dias nas rádios e igrejas. Um rock horrível - viradas de jazz fusion funk fora de contexto dentro do rock, querem usar delays A LA THE EDGE nas guitarras, mas não sabem - bateras que pensam que tocar com hi-hat aberto é rock - cantores de estilo sertanejo cantando rock só porque usa uma calça rasgando o saco e um Allstar sujo e rasgado. E o cara que nasceu do Rock amigos? O que será desse cara? Se um músico de jazz quer gravar rock ou qualquer outro estilo, façam como meu amigo Marcos Natto - pesquisem, estudem o estilo, timbres etc. Conhecem também o Nathan East? Se não, vão pesquisar.

Outra coisa - pra esses músicos, música instrumental que presta é jazz - ou aquele funk - fusion estilo Mike Stern saturado que ouvimos em todos os shows instrumentais por aí. (gosto do Mike, ok?) E ainda querem fazer a igreja engolir Jazz, quando a maioria dos convertidos só viviam em roda de pagode, sertaneja ou mesmo do funk. Jazz é uma cultura americana e não brasileira. Não dá pra fazer a igreja engolir isso assim da noite pro dia. Você pode tocar jazz a vontade, desde que respeite quem não gosta e quem não quer abraçar essa causa.

Amigos, é hora de se despir do pre-conceito. É hora de ampliar o horizonte. Respeitando as nossas preferências e as preferências dos outros. Espero que essa postagem conscientize alguns - acho que se pelo menos 1 pessoa entrar nessa campanha já é válido. Eu poderia escrever 3 vezes mais porque o assunto é vasto, mas vou parar por aqui. Obrigado por me ouvir mais uma vez, e sinta-se a vontade pra comentar e compartilhar.




Um comentário: