Ensaio ou Reunião de Malucos?

Eu fico aqui pensando com os meus botões o que faz um músico ficar fazendo exercícios em seu instrumento justamente na hora do ensaio. Eu sei que você está doido pra me dar mil e uma justificativa, mas francamente, nenhuma delas irá me convencer dessa palhaçada. Enquanto a banda para pra acertar um problema o guita fica estudando sweep, o batera rudimentos, os cantores ficam abrindo vozes e o tecladista não estuda em casa, mas cisma em estudar Hanon na hora do ensaio. PARA.

Eu sei, eu sei como é difícil ter disciplina e é claro que nunca temos tempo pra praticar em casa, por isso temos que fazer isso na hora do ensaio. Não é? CLARO QUE NÃO. O que significa que se não houvesse ensaio, nem praticar esse músico indisciplinado praticaria.

Pra quem ainda não sabe, eu já toquei clarinete e ele foi o meu terceiro instrumento, o primeiro foi a tantan (já fui pagodeiro, essa fase me ajudou bastante a ter mais swing no jazz – rs), meu segundo instrumento foi a flauta doce, mas acho melhor pular esta parte (risos). Quando eu tocava nas orquestras da vida era difícil entender o porquê dos caras ficarem tocando coisas diferentes ao mesmo tempo, cada um em um tom. A coisa era bizarra. E 90% ficavam estudando escalas e outros exercícios técnicos. CARAMBA! POR QUE NÃO ESTUDAR EM CASA? Ensaio é pra ensaiar e não pra perturbar o juízo dos outros. Eu tento imaginar o que os vizinhos pensavam ao ouvir todo aquele barulho. Aquilo era um ensaio ou uma reunião de malucos?

É preciso entender que a dúvida de um, pode ser a de dois ou mais, ou quem sabe, de todos. Tem que ensaiar atento aos detalhes, cada um deve estar ouvindo bem aos seus colegas além de se ouvir. Ideias maravilhosas costumam surgir nesses momentos.


O que devemos fazer ao chegar num ensaio? 
Aqui vão 7 dicas para a tua banda: 
1. Chegue na hora marcada. Esse é um dos problemas mais graves não só dos músicos, mas da maioria dos brasileiros.

2. Chegar sorrindo com a tua partitura na mão, bem humorado, pois ensaiar olhando pra cara feia dá ruim.

3. Passe o som um de cada vez. Respeite quem já estiver passando o som com o técnico e enquanto isso vai afinando o teu instrumento. Parece brincadeira, mas tem neguim que curte tocar com o instrumento desafinado.

4. Ao acabar de passar o teu som, já com o instrumento afinado de preferência, deixe o instrumento lá quietinho e espere o OK do líder ou maestro pra iniciar o ensaio.

5. Agora vem um dos itens mais importantes: Tire a música em casa, não na hora do ensaio. Isso faz com que todos ganhem tempo. É chato o cara saber que tem que tocar uma música há uma semana e nem sequer para pra ouvi-la. Isso acontece muito nas igrejas. Deixa eu te falar uma coisa: ISTO É FALTA DE RESPEITO e nem levarei em conta o profissionalismo – para os profissionais é claro.

6. Respeite a opinião dos outros, ninguém é o dono da verdade, a não ser que só um tenha aprendido a música. Mano, esse terá sempre a razão (risos).

7. Tenha sempre uma boa piada na manga. Sempre haverá espaço pra descontração moderada ou exagerada, depende do grupo.
É claro que existem outros fatores para que um ensaio possa ter mais rendimento. Se você tiver algo a acrescentar, então deixe seu comentário abaixo e compartilhe o texto por aí. BOM ENSAIO.


0 comentários: