Backing Vocal querendo aparecer? Isso não acontece.

Perguntaram-me outro dia o porquê da voz de um dos cantores do backing vocal estava saindo mais alto do que a voz do cantor principal em um show gospel exibido na TV.

Antes de tudo, eu gostaria de agradecer aos muitos amigos que tem se identificado com meus textos e também tem sugerido temas para novos textos. Sintam-se a vontade para enviar sugestões.



Mas voltando ao assunto...

Eu trato deste assunto em minhas palestras sobre Como Tocar e Pensar em Grupo e vou compartilhar um pouco aqui com vocês.

A verdade é que não existe apenas uma resposta para esta pergunta. Existem várias possibilidades para que este problema ocorra e vou falar sobre os dois mais críticos.

Primeiro quero apresentar os participantes da trama:

1 - o técnico de som (o teu melhor amigo)

2 - os instrumentistas (o alicerce da música)

3 - o cantor solo (A faixada (parte da frente) da música)

4 - o backing vocal (Os detalhes, o acabamento da música)

1 - Eu costumo dizer que quando você toca em lugares diferentes, a primeira amizade que você deve insistir em fazer é com o técnico de som. Por que? Simplesmente pelo fato de que se ele quiser arruinar a banda, ele fará sem a menor dificuldade. Muitos já fazem isso com a melhor das intenções, quem lê entenda.

Certa vez em turnê com o renomado Grupo Logos, nos preparávamos para nos apresentar num evento em que o Marquinhos Gomes também estaria presente. Mas tivemos a infelicidade do nosso técnico discutir com o técnico oficial do evento. O Pepê que trabalhava conosco na época, sofreu com a arrogância do técnico local que se sentiu ofendido porque pedimos para que o nosso teclado fosse ligado em estéreo. Resumindo, quando tocamos, o cantor mal se ouvia. Era microfonia para todos os lados, mas quando o Marquinhos Gomes subiu pra cantar, o som estava maravilhoso.

Então você me pergunta: Mas Fabianno, isso existe no meio gospel? Não paga pra ver.

Então é óbvio que o problema de uma voz secundária brilhar mais do que a voz principal, pode ser causada pelo mal equilíbrio e equalização do técnico de palco e de PA.

2 - Um outro problema crítico que acontece mesmo em grupos profissionais, calma, não vou citar nomes, bem que eu poderia, é a falta de noção dos cantores do back que fazem de tudo para aparecer e para mostrar que sabem cantar e que, de repente, possa pintar um trabalhinho extra. Quem sabe?

É sempre bom lembrar que o BV tem um papel muito importante dentro de uma banda e que se os cantores não tiverem esta noção, o show poderá virar um caos.

A voz do BV deve ser afinada, harmoniosas e devem cantar diferente dos cantores. Geralmente canta-se de um jeito mais suave, com o volume abaixo da voz principal e as vozes devem de alguma formar casar umas com as outras. É preciso técnica para compor um BV. Muitas vezes um cantor do BV, com sua sensibilidade apurada, sente que deve afastar o microfone um pouco, caso contrário, haveria uma briga infernal com o cantor principal na hora do show. Sem contar que se os músicos também quiserem aparecer além do que devem, seria melhor parar o show e mandar todo mundo embora. Pois tudo soaria muito embolado, e o diabo ainda correria o risco de tomar a culpa.

3 - Não querendo cometer nenhuma injustiça com cantores de BV, o problema poder vir, é claro, de um mal nivelamento do retorno por parte do técnico, como já dito, seja no chão ou seja em fones de ouvido. Essa falta de conforto pode prejudicar o grupo todo. Quando não há técnico de palco, o ideal é que todos se comuniquem claramente com o técnico a fim que todos estejam confortáveis e felizes.

Se você tem mais alguma idéia de como BV pode ter problemas durante a performance, deixe seu comentário a seguir.



0 comentários: